Solicitações de canetas de insulina NPH e Regular na Básica seguirão novas regras
Conforme a Nota Técnica nº 169/2022 – CGAFB/DAF/SCTIE/MS e a Nota Técnica Conjunta nº 04/2023 – DIAF/DAPS/DLOG/SES/SC, a rede SUS deve ser abastecida com base nas proporções de 70% do consumo total em canetas de insulina NPH e Regular, em 30% dos frascos.
Até o momento, a Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina estava atendendo percentuais superiores de canetas para diversos municípios do estado, inclusive Tubarão. Porém, a partir do mês de março deste ano, as quantidades serão reajustadas para atender os percentuais estabelecidos nas notas técnicas citadas e que se encontram em anexo.
Na Farmácia Central de Tubarão, atualmente o consumo médio mensal de insulina NPH é de 3.550 canetas, e a quantidade recebida que passará a ser recebida é de 2.735 unidades. No caso da caneta regular, o consumo médio mensal é de 963 unidades, e a quantidade que passará a ser entregue é de 835 canetas.
Assim, a Farmácia Central informa que vai suspender o atendimento de novas solicitações de canetas de insulina, tanto NPH quanto Regular. Para os pacientes que já as utilizam e que precisarem retirar novas unidades na farmácia, caso o estoque esteja zerado, o farmacêutico responsável autorizará ao atendente a entregar o medicamento na forma farmacêutica de frasco, de modo a não prejudicar os tratamentos em andamento.
Outras informações podem ser obtidas na Farmácia Central, através do telefone (48) 3621-9626.
Redação TN