Setembro Amarelo será marcado por diversas ações em Tubarão
A Fundação Municipal de Saúde realizará ao longo deste mês diversas ações alusivas ao chamado Setembro Amarelo, campanha de grande relevância e que traz visibilidade para o cuidado com a saúde mental e a luta que tantas pessoas enfrentam, e tem o objetivo de sensibilizar a população sobre a prevenção ao suicídio, de modo a alertar a sociedade como um todo sobre o tema.
A primeira medida preventiva é a educação: refletir com a sociedade sobre o medo de falar sobre o assunto. Quando falamos da política de saúde mental, falamos de serviços e equipes que prestam todo apoio necessário à população. O reconhecimento dos fatores de risco é fundamental e pode ajudar.
Por isso, teve início na última quarta-feira (4) um cronograma de atividades que serão desenvolvidas pela fundação com este foco. Neste primeiro evento, houve uma mesa redonda com o tema “Prevenção ao Suicídio”, realizada na Unisul. Nos próximos dias, outras ações acontecerão, de acordo com o cronograma abaixo:
– 11/09 – “Me Abrace” – Saúde mental – Equipes da FMS em ação no Calçadão e na Praça São José Operário, em Oficinas;
– 19/09 – Palestra na Escola de Educação Básica Martinho Alves dos Santos;
– 13/09 e 19/09 – Roda de conversa sobre Saúde Mental para equipe da Farmácia Básica Central e seus colaboradores;
– 20/09 – Palestra Grupo Caminhando Juntas – na ESF CAIC;
– 20/09 – Palestra na Escola de Educação Básica Santo Anjo da Guarda;
– 20/09 – Palestra na Escola Estadual Professor Noé Abati;
– 22/09 – Palestra na Escola de Educação Média Dite Freitas – Escola Jovem
A oferta dos atendimentos no município acontecem em diversos serviços da Fundação Municipal de Saúde, desde as Unidades de Saúde, passando pelo atendimento na especialidade (Policlínica e Centros de Atenção Psicossocial – CAPSII e CAPS AD), serviços de urgência e de emergência.
OUTRAS CORES – O mês de setembro traz outras reflexões e campanhas além do amarelo, referente à prevenção ao suicídio. Ao todo, a bem da verdade, são seis as cores e os seus respectivos temas, a saber:
– Setembro Azul – mês de visibilidade da comunidade surda
– Setembro Verde – mês da inclusão das pessoas com deficiência
– Setembro Vermelho – mês da conscientização sobre doenças cardiovasculares
– Setembro Roxo – mês mundial da Doença de Alzheimer
– Setembro Verde II – mês da sensibilização e incentivo à doação de órgãos
Redação TN