Nível do Rio Tubarão segue em queda
Três dias após transbordar em pontos da área urbana e localidades do interior, o nível do Rio Tubarão segue em queda. Por volta das 18h deste domingo (8), a Plantar Agronomia, entidade que realiza monitoramento constante, indicava 2m67cm acima do normal, o que dá mais tranquilidade à população.
Na régua localizada em frente ao quartel do Exército Brasileiro, o nível indicava 3m20 acima do norma. Com o Rio Tubarão voltando aos poucos ao nível normal, as autoridades e forças vivas como Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, entidades, igrejas, empresas e voluntários juntam esforços em favor das famílias que ainda estão em áreas alagadas ou aquelas que perderam bens e precisam de doações. A limpeza da cidade também já foi iniciada na sexta-feira (8).
A coordenação regional de Defesa Civil, onde a prefeitura e outras instituições que formaram o Grupo de Ações Coordenadas (GRAC) se instalaram durante a semana para atuar no enfrentamento da inundação, informou que não há atuação de nenhum fenômeno meteorológico no Estado, os rios estão voltando ao seu nível de normalidade e não há avisos vigentes de riscos de nenhuma natureza. As ações nos municípios se restringem ao atendimento das famílias abrigadas e à reconstrução de infraestruturas.
Atendimento do Social nos bairros
O atendimento às famílias atingidas pela inundação que foi iniciado nos fundos da Arena Multiuso e na sede da Fundação Municipal de Desenvolvimento Social (FMDS), na antiga Casa da Cidadania, neste domingo se estendeu também a outros pontos da cidade. Os servidores da FMDS fixaram bases de apoio nos salões paroquiais dos bairros São Martinho, Bom Pastor, Morrotes e Km 60.
O atendimento serviu para identificar as necessidades prioritárias das famílias atingidas e concedidos itens como cestas básicas, colchões, roupas de cama, produtos de higiene e limpeza e outros insumos necessários para o retorno dos moradores às suas residências.Já foram solicitado junto à Defesa Civil do Estado kits de alimentação, higiene, limpeza e acomodação que devem chegar a Tubarão durante a semana.
Para quem quiser fazer doações ou ajudar de alguma maneira, os telefones de contato são os 39061036 – 39061036 – 988083034 – 988116647 e 988132761.
Tubarão Saneamento reforça serviço de caminhão-pipa
A Tubarão Saneamento, em ação conjunta com a Prefeitura e Agência Reguladora, disponibilizaram mais um caminhão pipa, com água potável, aos moradores da Guarda Margem Esquerda, na manhã deste domingo (8). A iniciativa busca minimizar os transtornos às famílias que tiveram o serviço de abastecimento interrompido. No sábado (7), mais de 35 mil litros de água foram distribuídos nos Centros de Acolhimento.
A Tubarão Saneamento lembra que em caso de dúvidas ou necessidades os moradores podem ligar para a Central de Atendimento pelos telefones: 0800 648 596 e (48) 3052-7400.
CDL realiza levantamento de prejuízos em empresas alagadas
Um levantamento presencial nas empresas de Tubarão começou a ser feito neste final de semana pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). O objetivo é calcular os prejuízos para informar aos governos municipal e estadual, e buscar alternativas financeiras.
Rodovia Aggeu Medeiros interrompida para escoamento no Campo da Eira
A secretaria de Agricultura e Interior iniciou na tarde deste domingo (8) a abertura de uma vala na rodovia Aggeu Medeiros para escoar o alagamento da região do Campo da Eira, na Madre, para o Rio Tubarão. Com isso, o trânsito de veículos está interrompido.Esse canal extravasor foi aberto cerca de oito quilômetros adiante do Clube Tubaronense de Pesca e Esportes Náuticos (sede náutica).
Coleta de lixo
Nesta segunda-feira (9), a secretaria de Serviços Públicos retomará a coleta normal em toda a cidade, exceto nas áreas ainda alagadas. Neste final de semana foi intensificada a operação limpeza e de recolhimento de lixo e entulho nas áreas mais atingidas pelos alagamentos.