Chuva deixa Santa Catarina em alerta

Como previsto pela Climatempo, áreas de instabilidade se intensificaram sobre o estado de Santa Catarina desde o início desta semana. Volumes de chuva acima de 90 mm foram acumulados em vários locais nas últimas 48 horas.

Na região de Florianópolis, a quarta-feira,20, foi marcada por tempo chuvoso. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 40,6 mm acumulados entre 20 horas do dia 19 e 20 horas do dia 20 de janeiro de 2021. No mesmo período choveu 82,4 mm em Indaial, 61,6 mm em Rio negrinho e 47,8 mm em Rio do Campo.

Mas o acumulado de 48 horas superou 100 milímetros em vários locais, pela medição do Cemaden – Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais.

Confira alguns volumes de chuva acumulados entre 20 horas do dia 18 até 20 horas do dia 20 de janeiro de 2021:

Pomerode/Rega: 145,5 m
Garuva/Estrada geral Quiriri: 135,4 mm
Timbó/Tiroleses: 118,3 mm
Canoinhas/Prefeitura: 100,2 mm
Blumenau/Testo Salto: 99,6 mm
Benedito Novo/ centro: 92,4 mm
Rodeio/ rodeio 12: 90,3 mm

Região Sul nas últimas 96 horas:
 
Imbituba: 115mm
Rio Fortuna: 104mm
Jaguaruna: 63mm
Tubarão: 58mm
Laguna: 50mm
 

Risco de deslizamentos aumenta nos próximos dias

As condições meteorológicas esperadas para o estado de Santa Catarina nas próximas 48 horas são preocupantes. Isso porque a circulação de ventos sobre o centro-sul do Brasil vai manter as áreas de instabilidade fortes sobre o estado. Até a próxima sexta-feira a chuva será frequente e vai cair volumosa em vários locais.

O risco de deslizamento de terra e enchentes aumenta especialmente sobre o Vale do Itajaí, o litoral norte catarinense e o Planalto Norte de Santa Catarina, que são as áreas que receberam a maior quantidade de chuva nas últimas 48 horas.

Em particular para esta quinta-feira, 21 de janeiro, a previsão é de um dia bastante chuvoso sobre Vale do Itajaí, no litoral norte catarinense e na Grande Florianópolis.

Risco de enchente

Pelo monitoramento da defesa civil de Santa Catarina, em Rio negrinho/ ponte do Lajeado, o rio Negrinho já está com alerta para enchente (situação às 21 horas de 20/1/2921).

A região da foz do rio Negrinho estava em atenção para enchente. Blumenau e Taió também estavam em atenção para enchente.

Sobre a Climatempo

Com solidez de 30 anos de mercado e fornecendo assessoria meteorológica de qualidade para os principais segmentos, a Climatempo é sinônimo de inovação. Foi a primeira empresa privada a oferecer análises customizadas para diversos setores do mercado, boletins informativos para meios de comunicação, canal 24 horas nas principais operadoras de TV por assinatura e posicionamento digital consolidado com website e aplicativos, que juntos somam 20 milhões de usuários mensais.

Em 2015, passou a investir ainda mais em tecnologia e inovação com a instalação do LABS Climatempo no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP). O LABS atua na pesquisa e no desenvolvimento de soluções para tempo severo, energias renováveis (eólica e solar), hidrologia, comercialização e geração de energia, navegação interior, oceanografia e cidades inteligentes. Principal empresa de consultoria meteorológica do país, em 2019 a Climatempo uniu forças com a norueguesa StormGeo, líder global em inteligência meteorológica e soluções para suporte à decisão.

A fusão estratégica dá à Climatempo acesso a novos produtos e sistemas que irão fortalecer ainda mais suas competências e alcance, incluindo soluções focadas nos setores de serviços de energia renovável. O Grupo segue presidido pelo meteorologista Carlos Magno que, com mais de 35 anos de carreira, foi um dos primeiros comunicadores da profissão no país.

Assessoria de Comunicação da Climatempo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios