Funat passará a recolher isopor descartado para reciclagem
Na quarta-feira (18), a Fundação Municipal de Meio Ambiente – FUNAT (por meio do aplicativo Teams) participou da Reunião Ordinária do Colegiado de Meio Ambiente, tendo por pauta a implantação de um Ponto de Entrega Voluntário – PEV Regional de poliestireno expandido (o conhecido isopor) em sua sede.
Participaram da reunião a assessoria de gestão estratégica da AMUREL, os representantes da área ambiental dos municípios da região da AMUREL, representantes da CDL de Tubarão e da Indústria Santa Luzia.
A Indústria Santa Luzia é a única empresa do Brasil com capacidade de transformar grandes quantidades de poliestireno expandido em várias linhas de produtos, como rodapés, rodatetos, revestimentos, dentre outros. O material popularmente conhecido como “isopor”- embora seja 100% reciclável – acaba comumente sendo descartado como rejeito nos aterros sanitários.
Com a criação do Ecoponto, o referido material será acondicionado, coletado e posteriormente reciclado, sendo transformado em diversos produtos. Este processo serve como um importante instrumento de economia para os municípios envolvidos e principalmente para a preservação do meio ambiente.
A supracitada indústria disponibilizará “Ecobags” para a FUNAT e demais municípios envolvidos poderem armazenar o “isopor”, e também realizará a coleta do material acondicionado.
A FUNAT já atua como Ponto de Entrega Voluntário (PEV) de eletrônicos, óleo de cozinha; pilhas e baterias, tampinhas PET e realiza o agendamento para o recolhimento de pneus inutilizáveis nos perímetros urbanos e rurais do nosso município.
Redação TN l Informações da PMT