Aeroporto Regional Sul em Jaguaruna terá mais voos da Latam
Anúncio foi feito pelo governador a lideranças do Sul, na manhã desta quarta-feira, em Florianópolis

O governador do Estado de Santa Catarina, Jorginho Mello, anunciou na manhã de quarta-feira (19), a ampliação de voos no Aeroporto Regional Sul, em Jaguaruna. Ele informou que a Latam vai ampliar em 71% o seu número de voos em Jaguaruna ao longo deste ano, a partir de junho. Atualmente, a empresa conecta o Sul a São Paulo (Guarulhos). O presidente da ACIT (Associação Empresarial de Tubarão), Alexsandro da Cruz Barbosa participou da reunião, juntamente com o vice-presidente regional Sul da Facisc (Federação das Associações Empresariais de SC), Pedro Kuesnikow, lideranças do Sul Catarinense, o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias do Estado, Beto Martins e o Head de Assuntos Públicos da Latam Brasil, Eduardo Macedo.
“A empresa vê todo potencial que existe no aeroporto que atende nossa região Sul de Santa Catarina, agora que ele será melhorado com a primeira Parceria-Público Privada da história do Governo do Estado. A Latam vai ampliar suas operações no local tanto em número de passageiros como na quantidade de voos semanais. É o início de uma série de melhorias que já começa antes mesmo das obras de ampliação no aeroporto”, afirmou o governador. “Esta ampliação de voos e oferta de assentos é resultado de uma parceria entre o poder público e privado para ofertar um serviço tão importante aos moradores da região sul. A conexão aérea diária com o grande centro econômico do país é muito importante para o setor produtivo e um incentivo ao potencial turístico regional”, completou o secretário.
O presidente Alexsandro reforçou a importância do Sul utilizar o aeroporto, para que ele se fortaleça ainda mais. “A partir deste esforço do governo do estado, é fundamental ter o apoio de todo o Sul na utilização do Aeroporto, em Jaguaruna. Precisamos ter essa lotação para realmente mostrar o quanto é viável. Então, todos assumimos que juntos iremos divulgar amplamente e apoiar, para que o empresário e o cidadão utilizem o aeroporto em Jaguaruna”, declarou.
Na reunião, o governador também reafirmou o cronograma em que a empresa vencedora da concessão assumirá o aeroporto a partir do início de abril. O ato oficial está previsto para acontecer no próprio aeroporto, em Jaguaruna.
A partir de 24 de junho, a operação da Latam na rota Jaguaruna-Guarulhos passará de 7 para 10 voos semanais e, a partir de 26 de outubro, chegará a 12 por semana. Os voos são realizados com aeronaves Airbus A320 (capacidade para 162 passageiros em cabine Economy e 12 em Premium Economy) e as passagens aéreas estão disponíveis em latam.com e demais canais. Atualmente, em Santa Catarina, a Latam opera 96 voos por semana em Florianópolis (inclusive internacionais), 14 voos em Chapecó, 54 em Navegantes e 7 em Jaguaruna.
A Latam é hoje, a empresa aérea que mais adiciona voos e assentos ao mercado brasileiro, operando a maior malha aérea da sua história no país, com voos para 52 aeroportos em território nacional. Em 2025, a empresa prevê um crescimento de até 8% na sua oferta doméstica de assentos (ASK – Assentos-Quilômetros Oferecidos) no Brasil. Já na operação internacional, a companhia é que mais conecta o Brasil com o mundo, com voos próprios do País para 90 aeroportos no exterior.
Elke Schuch Borges