Depois da Amazônia, acadêmica de medicina Gabriela Guglielmi da UNISUL embarca para a África
Gabriela Guglielmi, de Morro da Fumaça, foi selecionada para participar de uma missão humanitária em Benin na África
Depois de conhecer a realidade das comunidades nos cantos mais distantes do Brasil, como a Missão Amazônia Inspirali, agora é a vez das comunidades da África Ocidental na missão Internacional.
Grabriela foi uma das selecionadas pela Unisul para compor os agentes de saúde que vão estar na Missão África, que está programada do dia 24 de janeiro até 7 de fevereiro.
Desde o anúncio da missão, a estudante colocou seu nome à disposição e vai usar os conhecimentos adquiridos na Universidade e a experiência vivenciada na Missão Amazônia para ajudar na nova empreitada.
A missão será no chamado Benin. É uma ex-colônia da França localizada ao oeste do Continente Africano e tem uma história de independência recente (1960), quando por anos foi comandado por várias ditaduras e golpes, chegando ao processo de redemocratização apenas em 2006, quando elegeu seu primeiro presidente.
O êxito do sistema multipartidário no Benim, foi louvado internacionalmente, sendo considerado como um modelo de democracia na África, mesmo com conquistas recentes.
Benin é um país eminentemente agrícola e um dos grandes exportadores de algodão do continente. Além disso, apresenta um IDH de 0,525, considerado baixo pelas Nações Unidas, o que aumenta ainda mais o desafio para os estudantes de medicina e os docentes que vão compor a missão.
A incumbência organizada pela Inspirali, vertical da saúde do Ecossistema Ânima (gestora da UNISUL), reúne estudantes de instituições diferentes, todos unidos por um objetivo comum: levar assistência médica e promover a saúde nas comunidades por onde passam.
Para melhor servir e aproveitar os aprendizados desta missão, Gabriela está estudando francês desde setembro do ano passado, uma vez que a língua é a oficial da região. Porém outros diletos são falados no interior daquela nação.
“Estou muito feliz por mais uma vez poder sair da minha zona de conforto e levar saúde e conhecimento a outros povos, sinto-me preparada e junto com colegas, professores e apoio da UNISUL, vamos dar nosso melhor e voltar resultados muito positivos”, finaliza Gabriela.
Veja os detalhes da Missão Amazônia clicando aqui!
Fotos: Divulgação
Texto: Redação TN