Memórias de Tubarão: a fundação da Cidade Azul
A povoação de Tubarão teve início entre o ano de 1773 e meados de 1774, quando o caminho entre Lages e Laguna foi “inaugurado”. A rota era utilizada por tropeiros da época que desciam da serra catarinense com mercadorias, tendo como destino, o porto da Cidade Juliana. Neste percurso, os viajantes realizavam uma parada no Rio Tubarão, no lugar conhecido como Paragem do Poço Grande.
Devido as grandes descargas de sal, ferro, roupas e peixes, abrigos para armazenar as mercadorias foram construídos no local. Também foi preciso que algumas famílias permanecessem ali para cuidar dos materiais e dar abrigo aos viajantes.
A partir disso, é comprovado que por volta de 1800 haviam habitantes, roças e plantações no local conhecido como Tubarão. O nome deriva do cacique Tuba-Nharõ (do tupi-guarani = pai feroz), termo que os habitantes primitivos também davam ao rio que corta a cidade.
Em 1833, Tubarão era o 5º distrito do Município de Laguna, e tinha o nome de Poço Grande do Rio Tubarão, como primeira denominação oficial da cidade. Em 27 de maio de 1870, o presidente da Província sancionou a lei nº. 635 que criou o município de Tubarão, território desmembrado de Laguna. Em seguida recebeu levas de imigrantes portugueses, açorianos e vicentistas.
No dia 7 de maio de 1836, a região foi elevada a Freguesia de Nossa Senhora da Piedade. Somente em 27 de maio de 1870, o presidente da Província sancionou a lei nº. 635 que criou o município de Tubarão, território desmembrado de Laguna.
Na galeria abaixo é possível conferir fotos, documentos e registros jornalísticos da época, resgatados pelas servidoras do Arquivo Histórico Municipal Amadio Vettoretti. Estes e muitos outros registros que ajudam a contar a rica história de Tubarão, podem ser conferidos presencialmente e ser usados como objetos de estudos e pesquisas. O Arquivo está localizado Av. Marcolino Martins Cabral, no segundo piso da antiga estação rodoviária. O horário de funcionamento do local é das 13 às 19 horas, de segunda a sexta-feira.
Assessoria PMT