HNSC atualiza parque tecnológico com instalação de nova sala de hemodinâmica
Instalado dentro do Centro Cirúrgico, o novo equipamento foi entregue nesta terça-feira (11), com uma benção do padre Marcio. O espaço além da tecnologia avançada, agrega a competência da equipe que já é referência nesta área, com a segurança e precisão diagnóstica e terapêutica em cada procedimento realizado.
O Hospital Nossa Senhora da Conceição realiza uma grande atualização no seu parque tecnológico com a disponibilização de uma nova sala de Hemodinâmica que conta com tecnologia de ponta do equipamento Philips Azurion 5, que permitirá à equipe médica uma moderna plataforma de terapia guiada por imagem. A ampliação e modernização da estrutura física também estão contempladas no investimento, que irá beneficiar milhares de pacientes em procedimentos intervencionistas nas especialidades cardiológica, vascular e neurológica.
O equipamento permite a realização de diversos procedimentos como cateterismo cardíaco, angiografias vasculares, cerebrais, angioplastias cardíacas, cerebrais e vasculares, tratamentos de aneurismas e procedimentos de embolização.
A Philips Azurion 5 é um equipamento de alto desempenho e permite que as equipes intervencionistas realizem procedimentos difíceis que antes não eram realizadas na máquina antiga, tendo o controle de todas as aplicações relevantes na mesa de forma integrada, e um excelente desempenho de laboratório e atendimento ao paciente. Além disso possui um detector plano de 12 polegadas que fornece um diagnóstico por imagem de alta resolução em um grande campo de visão (FOV),
De acordo com a diretor executivo, Fabio Tadeo Teixeira, o investimento feito para aquisição dessa nova tecnologia foi de R$ 4,3 milhões, recursos oriundos de subvenção estadual. “Esta aquisição significa um grande avanço não só para o Hospital, mas para toda a população da região que hoje busca um tratamento seguro e de qualidade. “Nossos pacientes terão acesso a todos os recursos tecnológicos oferecidos pela Azurion 5, aliado à bons profissionais. “Hoje é um momento muito especial porque vamos conciliar o que há de mais moderno em tecnologia, com a alta capacidade do ser humano, pois nossos profissionais são altamente qualificados, éticos e empenhados o que somam para os bons resultados que o HNSC apresenta até aqui”.
O responsável técnico pelo serviço de Hemodinâmica do HNSC, o cardiologista intervencionista
dr. Leonardo Sinnott Silva, explica que o hospital terá um salto de qualidade e precisão nos diagnósticos e nas intervenções. “Trabalhamos em uma máquina que tinha mais de 20 anos de idade, e agora temos um equipamento moderno em termos de geração de imagem, recursos que agilizam o procedimento, além do fator principal, que é a redução drástica na incidência de radiação no paciente e para os profissionais que trabalham o dia todo nesse ambiente”, diz.
Na Cardiologia, especialidade mais conhecida, é possível estabelecer diagnósticos mais precisos e tratar doenças adquiridas como angina, através de implante de próteses que dilatam a artéria entupida, os famosos stents. Além disso pode-se tratar algumas doenças valvares e mesmo congênitas também por implante de próteses específicas, evitando procedimentos cirúrgicos agressivos e algumas vezes mais arriscados. “Os recursos tecnológicos e qualidade de imagem entregues por este novo equipamento permitem realizar exames diagnósticos mais precisos que impactam significativamente nas tomadas de decisões do corpo clínico”, explica o médico cardiologista Ozir Miguel Londero Filho. “Além disso, procedimentos terapêuticos de maior complexidade técnica terão risco consideravelmente menor de complicações e melhores resultados. Dessa maneira, a nova hemodinâmica trará maior acurácia e segurança aos procedimentos realizados no nosso serviço”.
A Cirurgia Vascular é outra área que mudou muito suas indicações terapêuticas e hoje se favorece da Hemodinâmica. Patologias como tromboses, aneurismas, fístulas, obstruções arteriais em diversos órgãos podem hoje ser tratadas por cateteres que penetram por um pequeno orifício e migram pelas artérias até atingir o órgão doente e promover modificações que resolvam os sintomas e reduzam o risco de morte. Segundo o Cirurgião Vascular, dr. Alberto Boppre Filho, o novo equipamento vai agilizar e melhorar o atendimento aos pacientes, principalmente em tratamento de aneurismas e da DAOP ( Doença Arterial Obstrutiva Periférica) com angioplastias e colocação de stents.
Espaço físico – Para receber a Azurion 5, foi criado um espaço adequado, dentro do centro cirúrgico, dividido em dois ambientes: sala de exames/procedimentos intervencionistas e sala de comando. O fato de o equipamento estar instalado neste ambiente, facilita o atendimento da equipe multidisciplinar, assim como dará ao paciente mais conforto e segurança, inclusive com uma sala exclusiva pôs operatória. O Serviço de Hemodinâmica do HNSC é formado por renomados cardiologistas intervencionistas, vasculares e neuroradiologistas, que realizam no setor diversos procedimentos. Um dos procedimentos que será possível realizar com o novo equipamento será o implante de prótese valvar aórtica (TAVI), que não se realizava devido a defasagem tecnológica do equipamento anterior.
Assessoria de Imprensa HNSC