Primeiras colunas de apoio da ponte da Guarda começam a ganhar forma
O canteiro de obras da ponte Vereador Edison Peicher de Carvalho, que ligará a Guarda Margem Esquerda à Guarda Margem Direita, apresenta um visual diferente. As primeiras colunas nas duas margens e no leito do Rio Tubarão começam a ganhar forma e indicar, com clareza, o trajeto da futura estrutura.
Nesta quinta-feira (23), o prefeito interino Gelson Bento esteve no local para observar o surgimento das primeiras estruturas que sustentaram a ponte de 175 metros de extensão. Ele esteve acompanhado do secretário de Infraestrutura Nilton de Campos, dos vereadores Dorli Fernandes Rufino e Valdir Antunes e do engenheiro responsável pela obra Eduardo Sanhudo.
“A ponte era um sonho de décadas dessa região e é muito bom ver que isso está se tornando uma realidade. Quando estiver pronta, teremos uma grande evolução econômica nas duas Guardas e também em outras localidades próximas”, comentou o prefeito.
Os primeiros cinco, de um total de oito apoios, estão em construção. Nessa primeira etapa, a empreiteira conta com uma equipe formada por 35 colaboradores.
Parte das vigas pré-moldadas necessárias para a construção da ponte também estão no canteiro de obras na Guarda Margem Esquerda, vindas da sede da empresa em Erechim (RS). O projeto exige 56 vigas, sendo que 18 chegaram há algumas semanas.
A obra
A obra é executada nas imediações da ponte pênsil, entre a rua Plácido Braz Fernandes, na margem esquerda, e a SC-390 na margem direita. A vencedora da licitação foi a empresa Traçada, de Erechim, que construiu em Tubarão e Ponte Prefeito Paulo Osny May e também a Ponte Prefeito Stélio Cascais Boabaid, entre Tubarão e Capivari de Baixo. O investimento é de R$ 21.336.236,15, com recursos do Finisa.
A ponte terá 175 metros de extensão, duas pistas de 3m80 de largura cada, passagem para pedestres nos dois lados e ciclovia de em um dos lados. Com os acabamentos e a barreira de proteção, a estrutura terá 12m80cm de largura.
O nome oficial para a obra é uma homenagem ao saudoso vereador Edison Fernando Peicher de Carvalho, liderança política da região da Guarda que sonhava em ver na comunidade uma ponte no Rio Tubarão.
TN