HNSC de Tubarão comemora 118 Anos de história

Com os olhos no passado e a cabeça no futuro: é assim que o Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), de Tubarão, comemorou no dia 8 de dezembro seus 118 anos. Dia que festejou também sua padroeira, Nossa Senhora da Imaculada Conceição

O HNSC hoje é referência para a região em alta complexidade nos serviços de Cirurgia Oncológica e Oncologia Clínica, Neurocirurgia, Ortopedia/Traumatologia e Cardiovascular, além de atender gestantes de alto risco. Possui um Centro Materno Infantil composto pela UTI Neonatal e Pediátrica, Banco de Leite Humano, Alojamento Conjunto, Centro Obstétrico e Enfermaria Pediátrica, um Centro de Medicina Diagnóstica completo e atendimento em mais de 40 especialidades médicas. Administrado pela Rede Santa Catarina desde 2015, vem mantendo valores importantes como preservação da vida, humanização, dignidade, transparência e sustentabilidade, sempre focado na sua missão de acolher e cuidar.

Neste novo ciclo com a Rede Santa Catarina, o HNSC tem muito a comemorar pois modernizou seu parque tecnológico; abriu novos serviços como a Radioterapia; fez ampliações em outros como a Medicina Nuclear, reinaugurando um novo espaço físico; e reestruturou o Pronto Atendimento (2020), dando mais espaço e conforto aos pacientes.

Além disso conseguiu em 2021 a Acreditação ONA – nível 1, que certifica a melhoria contínua na gestão e nos processos das organizações de saúde. Esta acreditação avalia todas as áreas de atividades da instituição, incluindo aspectos estruturais e assistenciais. Ainda construiu uma nova subestação de energia, uma obra de alto investimento, onde foram aplicados recursos de mais de 4 milhões, que deu mais segurança a instituição.

Atualmente o HNSC investe em novos projetos como a Ampliação da UTI Neonatal e Pediátrica – de 12 para 20 leitos – , que já teve entregue a primeira etapa das quatro prevista, assim como vem trabalhando no “Lean nas emergências”, projeto do Ministério da Saúde executado de forma colaborativa com o hospital da Beneficência Portuguesa, de São Paulo, que tem como objetivo reduzir a superlotação na Emergências.

A implementação da metodologia Lean vem trazendo melhorias nas atividades realizadas no setor, com uma gestão adequada, eficiente e ágil, onde o paciente é o principal beneficiado.

Alguns destaques

Serviço de Medicina Nuclear

Reinaugurado em outubro/2020, com ambiente exclusivo e dispõe de novo aparelho para exames de cintilografia e um moderno equipamento de PET-CT, adquirido através do PRONON.

Foi realizado toda uma reforma na parte física e ainda adquirido, com recursos próprios, um novo aparelho de cintilografia, mais moderno que o anteriormente utilizado e que também permitiu dobrar o número de exames no HNSC, oferecendo a comunidade um serviço completo e moderno tanto de diagnóstico como de tratamento do câncer. Com a estrutura, o Hospital se tornou o maior centro de referência da área na região da Amurel.

Radioterapia

Início dos serviços em julho/2022
• Incialmente 30 pacientes/mês custeados nos primeiros meses pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). Desde a abertura já foram realizadas 1.863 sessões de radioterapia e 180 consultas médicas. O serviço atende em média 35 paciente/dia.
• A maior prevalência de Câncer em tratamento é de mama e de próstata.
• A maior parte dos atendimentos no serviço de radioterapia são realizados pelo SUS e alguns convênios já estão credenciados.
• A radioterapia faz parte do PER-SUS – Projeto de Expansão da Radioterapia no Sistema Único de Saúde, do Ministério da Saúde, que prevê ampliar a assistência oncológica a pacientes atendidos por diversos hospitais regionais do País. A obra teve um investimento total de R$ 8,4 milhões, recurso federal repassado diretamente para as empresas executoras do projeto.

Ampliação da UTI Neonatal e Pediátrica – de 12 para 20 leitos

Foi entregue no dia 09/11/2022 a primeira etapa de ampliação da UTI Neonatal e Pediátrica: a área de apoio do setor contemplando 133, 13m² distribuídos nos seguintes ambientes: vestiário colaboradores; copa colaboradores; depósito de material de limpeza; sala de reuniões; rouparia; copa de distribuição; estar colaboradores; depósito de equipamentos; quarto plantonista 1 e 2.

O projeto, aprovado em 2018 pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Tubarão, irá beneficiar diretamente ao ano 4.380 recém-nascidos, 1.460 crianças e adolescentes e no mínimo 276 famílias. E indiretamente cerca de 189 mil crianças, provenientes dos 45 municípios da região sul do Estado de Santa Catarina.

A Fase 2 do projeto estará em captação até o dia 31/12/2022 e irá adequar e ampliar os leitos de UTI Pediátricos com intervenção nas seguintes áreas: sala de espera, depósito de equipamentos, salão UTI pediátrico, banhiero acompanhantes, sala coordenação, sala de atendimento. A execução desta fase tem previsão de iniciar no próximo ano.

Comunicação Institucional HNSC

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios