UniSul realiza 18ª edição da Olimpíada Catarinense de Química
Inscrições podem ser realizadas até 2 de outubro; provas são on-line
A Unisul, pertencente ao Ecossistema Ânima, está com inscrições abertas até 2 de outubro para a 18ª edição da Olimpíada Catarinense de Química, destinada a estudantes de escolas públicas e particulares de Santa Catarina. A prova é on-line, podendo ser realizada por computador, tablet ou celular, e estará disponível das 8h às 22h, nos dias 7 e 8 de outubro, com duração de 2 horas a partir do acesso do aluno.
Realizada desde 2005, em parceria com o Conselho Regional de Química, a prova é uma etapa estadual seletiva para a fase nacional, conhecida como Olimpíada Brasileira de Química e coordenada pelo Programa Nacional Olimpíadas de Química. O exame é composto por 30 questões de múltipla escolha e valerá o total de 100 pontos. A prova é dividida em duas categorias, sendo a Modalidade A, destinada aos alunos regularmente matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio, e a Modalidade B, atribuída aos estudantes do 2º e 3º ano do Ensino Médio e da 4ª série do Ensino Técnico.
Os três primeiros colocados receberão certificações divididas pelas seguintes categorias: Certificado de Honra ao Mérito Categoria Ouro (1º colocado), Certificado de Honra ao Mérito Categoria Prata (2º colocado) e Certificado de Honra ao Mérito Categoria Bronze (3º colocado). Todos os estudantes, que obtiverem nota igual ou acima de 50 pontos, receberão um Certificado de Menção Honrosa, assim como estudante destaque de escola pública e estudante do sexo feminino que se sobressair que serve como incentivo para que mais meninas participem da competição.
A UniSul concederá a seguinte premiação: bolsa de 100% para o aluno destaque de escola pública; bolsa de 50% para o segundo mais bem colocado de colégio público; bolsa de 50% para o mais bem colocado na Modalidade B e bolsa de 50% para a estudante do sexo feminino destaque na Modalidade B. O ingresso dos alunos será feito por meio do Histórico Escolar em qualquer campus da instituição, podendo optar por qualquer curso oferecido, exceto Medicina.
“Por meio da concessão de bolsas de estudos, a UniSul mostra o apoio, a valorização e o investimento em estudantes que se dedicam a esta área de conhecimento. As olimpíadas de Química buscam descobrir jovens talentos nessa área e permitir que sejam conhecidos, regional e nacionalmente, para que ocupem o mercado de ciência e da tecnologia, contribuindo para o desenvolvimento científico, social e econômico”, reforça Francielen Kuball, professora de Engenharia da UniSul e coordenadora estadual do Programa Nacional Olimpíadas de Química.
Olimpíada Catarinense de Química
Data: 7 e 8 de outubro
Horário: das 8h às 22h
Formato: On-line
Inscrição: clique aqui.
Sheila Oliveira